Monitoramento Ruído Vibração Boulevard Matarazzo

01/11/2018

monitoramento-ruído-vibração-matarazzo

 

 

 

1- Monitoramento de nível de pressão sonora e vibração do canteiro de obra do Boulevard Matarazzo.

 

A Giner e seu laboratório realizam o monitoramento de nível de pressão sonora e vibração do canteiro de obra do Boulevard Matarazzo; uma das maiores obras se não a maior, sendo realizada na área urbana de São Paulo neste momento, Outubro 2018.

 

Esse monitoramento é de suma importância devido às especifidades desta obra e seu entorno, com uma alta densidade de edificações residenciais, museus e vários hospitais que contam com instrumentos de alta precisão.

 

 

2- O Job.

 

O monitoramento conta com duas estações da EMS – Bruel&Kjaer, uma para nível de pressão sonora dos ruídos gerados e outra para monitorarmos as vibrações, em tempo real “real time” (24/7 service) e não estimado, desta forma, a Giner responsável pelo RIVI, e pessoas autorizadas podem a qualquer momento saber os níveis e tomar providências para não incomodar a vizinhança.

 

O canteiro conta com três grandes obras, um cuidadoso estudo foi feito para posicionar os sensores de vibração e microfone para caracterizar melhor os ruídos e vibração. Ver figura 1.

 

monitoramento-ruído-vibração-matarazzo

Pontos de monitoramento_Figura 1

Medições na vizinhança são realizadas e correlacionadas com a medição interna, para destacarmos o que realmente é devido ao canteiro de obra, diferenciando-o do ruído residual muito alto na mesma região.

 

Esta correlação foi muito importante para o andamento da obra, que não houve paradas devido a incômodos.

 

Diversos relatórios são feitos automaticamente, salvos na estação e em nuvem para uma maior segurança no pós processamento dos valores.

 

Todas as medições são realizadas de segundo a segundo, eventos que gerem altos níveis, são imediatamente detectados, alarmes enviados via web e no celular para conhecimento de todos. O áudio também é gravado para posterior analise.

 

O sensor de vibração conta com uma incrível resolução de 0,008 mm/s com uma faixa de frequência de 0,1 Hz até 500 Hz.

 

 

 

monitoramento-ruído-vibração-matarazzo

Vibration Data

Share
« Voltar

   

Outros Projetos

15.01.2013 - Projeto Cidade Jardim

A Giner trabalhando em estreita colaboração com os arquitetos assessorou e projetou as intervenções acústicas necessárias, para garantir o conforto de uma sofisticada residência com área construída de 2.300 m2.

15.10.2014 - Monitoramento de Ruído Spirit of London

A Giner realizou a auditoria sonora e o monitoramento dos ruídos em tempo real, gerados pelo mega evento de musica eletrônica Spirit of London, realizado no Transamérica Expo Center ocupando três pavilhões com mais de 10000 mil participantes.

15.06.2014 - LEED Certification

A Giner fornece serviços que auxiliam no sentido de obter um novo projeto de construção certificado LEED no quesito acústica.

15.09.2013 - Barulho em Obras

Estudo, mapeamento e avaliação dos níveis de ruído no receptor, de fundo (residual) e incômodo (total) , em pontos determinados utilizando o protocolo Giner SV e a norma NBR 10151 no canteiro de obras da Azevedo&Travassos EMAE Billings – SP, gerados por uma perfuratriz.