Filmes Microperfurados e seu desempenho no condicionamento acústico

01/02/2017

Tela - Microperfurada

Disney FM Studio 1 – Pilar Argentina com painel acústico microperfurado transparente e translúcido

 

Sistema Acústico Microperfurado.

 

A iluminação natural desperta um grande interesse na arquitetura principalmente em edificações com selo LEED e AQUA. Além dos fatores ambientais, a iluminação natural afeta o espírito humano e melhora nossa qualidade de vida. Iluminação natural oferece um sentido de orientação e luz solar que intensifica a cor e o contraste em nosso ambiente.

Sistemas de painéis acústicos translúcidos ou transparentes para paredes, coberturas e para teto permitem que esta exigência de design seja atendida, ao mesmo tempo em que controlam o tempo de reverberação e o eco, os quais podem ser extremamente desconfortáveis em espaços altamente reflexivos que possuem uma abundância de superfícies de vidro. A utilização destes espaços para fins multifuncionais exige que se preste atenção à propagação do som e ao controle do ruído.

 

O Princípio.

 

Os filmes microperfurados transparentes e translúcidas são um sistema acústico que fornece absorção significativa de som nas faixas de frequência do NRC. Este sistema não requer o uso de materiais de absorção de som convencionais como lãs de vidro, rocha e PET.

Filmes microperfurados atuam com princípios físicos similares ao ressonador de Helmholtz, como uma placa perfurada. No entanto, neste caso, os furos do filme possuem diâmetros de ordem submilimétrica (< 1 mm).

Para esses filmes, a resistência acústica deve-se aos efeitos viscosos causados pelo escoamento de ar nos furos, não sendo necessária a utilização de materiais porosos na cavidade.

A propagação sonora nos filmes microperfurados é dada em pequenos tubos, ranhuras ou furos. O aumento do diâmetro dos furos leva à frequências de ressonância menores, e a diminuição do coeficiente de absorção e também a diminuição dos efeitos viscosos e da relação entre o diâmetro dos furos e da camada-limite.

A diminuição da área perfurada faz com que a frequência de ressonância diminua e o coeficiente de absorção torna-se pequeno.

Portanto para um filme ser microperfurado o diâmetro dos furos não pode ser superiores à camada limite viscosa.

 

Exemplo de Aplicação.

 

A Giner utilizou recentemente filmes microperfurados na nova sede da rádio Disney FM na Argentina, conforme mostra a imagem acima e detalhe ao lado.

Microperfurado-Detalhe

Microperfurado_Detalhe

 

Referências.

 

PATRAQUIM, Ricardo. Comunicação particular.

BRANDÃO, Eric. Acústica de Salas: projeto e modelagem. Editora Blucher, São Paulo (Brasil), v. 1, 2016.

BRANDÃO, Eric. Aplicação de Absorvedores Tipo Membrana em Cavidades e Filtros Acústicos. Universidade Federal de Santa Catarina- Dissertação Engenharia Mecânica. Florianópolis, 2008.

LEE, Y. Y.; SUN, H. Y.; GUO, X. Effects of the panel and Helmholtz resonances on a micro-perforated absorber. International Journal of Applied Mathematics and Mechanics, v. 4, p. 49-54, 2005.

MAA, Dah-You. Potential of microperforated panel absorber. the Journal of the Acoustical Society of America, v. 104, n. 5, p. 2861-2866, 1998.

 

Share
« Voltar

   

Outros Projetos

01.12.2011 - Private Studio Roberto Bisca

Implementação do projeto Giner de isolamento e condicionamento acústico para sala de ensaio, gravação e sala de controle. “Box in Box” completo freqüência de desacoplamento 15 Hz.

15.09.2011 - Projeto INSPER – Instituto de Ensino e Pesquisa

Desenvolvemos o projeto de mitigação do ruído, por transmissão aérea e estrutural, da biblioteca e sala de estudo.

01.12.2013 - Projeto Acústico Club A

A Giner é a responsável pelo projeto acústico do badalado Club A, espaço de multi entretenimento situado no Sheraton São Paulo WTC Hotel, com capacidade entorno de 1200 pessoas, incorporando a mais alta tecnologia em sistemas de som e iluminação.

01.06.2014 - Engenharia de Ruído

A Giner realizou para o Transamerica Expo Center uma engenharia de ruído, para que o centro de convenções e exposições atendesse ao Programa de Silêncio Urbano – PSIU da Prefeitura de São Paulo.