Conforto e Privacidade em Escritórios Planta Aberta

15/09/2014

Em nossa recente participação no NoiseCon 2014 em Fort Lauderdale, USA, notamos no Exhibition Hall além das tradicionais empresas de materiais e dispositivos acústicos de controle de ruído e vibração, quatro empresas especializadas em mascaramento de ruído para escritórios planta aberta, “open plan office”.

O primeiro contato que tivemos com esta técnica foi no início de 1986, quando fomos chamados para reduzir os ruídos e proteger a privacidade da fala de um dos primeiros escritórios planta aberta de São Paulo.

 

Escritórios planta aberta.

 

Mascaramento 1-Giner

 

Um dos grandes problemas de um escritório planta aberta, “open plan office”, é a falta de privacidade da fala entre os colaboradores próximos, as distrações geradas pelos ruídos e a consequente falta de conforto. Embora a aplicação de forros com propriedades acústicas e divisórias entre os colaboradores possam atenuar, somente com a implementação de um sistema de mascaramento de ruído é que efetivamente resolveremos estes problemas.

 

Mascaramento de ruído em escritórios planta aberta, uma solução.

 

Mascaramento-de-som

O ABC do projeto acústico para escritórios planta aberta.

 

Mascaramento do som é a adição de um discreto ruído de fundo de baixo nível com um espectro particular (True Random Noise), esta máscara de som aumenta o som ambiente na sala, tornando mais difícil de discernir a conversa de uma pessoa próxima. Esta incapacidade de compreender a conversa reduz distrações e aumenta a privacidade do orador. O ambiente resultante tem maior privacidade, conforto e maior produtividade. 

 

A privacidade da fala é a incapacidade de um ouvinte, não intencional, entender as palavras de alguém. Quanto maior o índice de privacidade, melhor, mais confidencial o locutor ao lado se torna.

 

Quando a conversa de alguém é claramente entendida, a fala torna-se uma distração e temos menos privacidade. Com a adição do sistema de mascaramento de som, a voz do locutor se torna menos inteligível. Sua voz torna-se menos uma distração e aumentamos a privacidade.

Share
« Voltar

   

Outros Projetos

15.01.2016 - Faria Lima Corporate

A Giner e a Construtora Toledo Ferrari serão os responsáveis pelo estudo e implementação do projeto de conforto acústico neste empreendimento.

01.10.2012 - Impacto do sistema de som no Planeta Terra 2012

Modelagem computacional do impacto do sistema de som do Planeta Terra 2012 na vizinhança e gerenciamento do ruído durante o evento.

15.04.2012 - Projeto Oca Casa de Som

Consultoria na eliminação de ruídos e vibrações transmitidos por via aérea e estrutural. Principal desafio, mitigar as vibrações geradas no estúdio localizado exatamente acima de um consultório de psicanalise, no pavimento inferior.

01.02.2014 - NBR 15575 Projeto Acústico Edifício Residencial

A construtora ZABO Engenharia, sinônimo e líder no segmento de edificações de alto padrão no mercado imobiliário, com mais de 4.000 unidades entregues, confiou à Giner o projeto acústico para atender a norma NBR 15575, do novo edifício residencial Maison Louise.