É possível atenuar o Ruído com a Janela aberta?

01/09/2019

Sim, é possível!

 

Algumas janelas já estão sendo desenvolvidas para possibilitar atenuação sonora mesmo estando abertas. A ideia dessas janelas foge um pouco da concepção comum que temos de uma janela.

 

Abaixo, temos um exemplo de uma janela parcialmente aberta, que pode apresentar um Rw (índice de redução sonora) de até 46 dB!

 

janela-acústica

Fonte: Von Trotha, W. Fresh Air and silence – Maximizing the Potentials of Sound Insulation for Opened Windows

 

O sistema em questão consiste em uma combinação de aberturas nas quais é possível abrir uma folha da janela para o lado de dentro e outra folha da janela para o lado de fora, porém, não necessariamente, frente a frente.

 

Qual o motivo para desejarmos atenuação sonora com janelas abertas?

 

Estudos recentes mostram que a qualidade do sono está intimamente ligada à qualidade do ar dentro do ambiente, ou seja, dormir em um ambiente com ar fresco, propicia melhor concentração

no dia seguinte, bem como um sono profundo mais duradouro e sem despertares noturnos.

 

O gráfico abaixo apresenta um comparativo entre os níveis de CO2 medidos em quarto nos quais pessoas dormiram com e sem as janelas abertas. É possível perceber que os níveis de CO2 nas

situações em que os indivíduos dormiram com as janelas fechadas (barras escuras) são significativamente maiores do que os que dormiram com a janela aberta.

 

janela-acústica

Fonte: Von Trotha, W. Fresh Air and silence – Maximizing the Potentials of Sound Insulation for Opened Windows

 

Além de possibilitar uma boa ventilação, o fato de as janelas possuírem uma boa atenuação sonora possibilita que os danos causados pelo ruído durante o sono, tais como, movimentação excessiva e/ou despertares noturnos, sejam minimizados.

 

Sendo assim, já é possível uma boa noite de sono respirando com melhor qualidade e com menos interferência dos ruídos externos.

 

Para mais detalhes, entre em contato com a Giner.

Share
« Voltar

   

Outros Projetos

23.05.2011 - Projeto Allevard

A Giner trabalhou no projeto da Allevard com a análise “on site” dos ruídos aéreos e vibrações de máquinas. A empresa é uma tradicional fabricante de molas para suspensão de veículos pesados e foi necessário o desenvolvimento do projeto para redução dos ruídos gerados pela linha de montagem robotizada e adequação à Norma NR15.   […]

15.08.2014 - Condicionamento acústico torre comercial

Contratada pela MCR Engenharia, a Giner projetou e especificou as medidas mitigatorias para controle de ruídos transmitidos por via aérea e estrutural, como novas divisórias verticais e sistemas de desacoplamento das conexões rígidas do sistema de acionamento e deslocamento dos elevadores.

23.05.2011 - Templo CFB

Projeto de Isolamento e Condicionamento Acústico do Templo, Adequação e Conforto Acústico das demais áreas sensíveis a ruídos. Planejamento Eletroacústico e Infra-estrutura. Projeto e implantação de Áudio, utilizando sistema eletroacústico “Beam Steering”…

15.09.2011 - Projeto INSPER – Instituto de Ensino e Pesquisa

Desenvolvemos o projeto de mitigação do ruído, por transmissão aérea e estrutural, da biblioteca e sala de estudo.